quarta-feira, 31 de março de 2010

Desejo uma Maravilhosa Páscoa de muita Reflexão e Recolhimento


PÁSCOA...

... significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós,comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz. Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio.
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!


Mil Bjkas de Luz Dourada e um Abraço bem apertado!!!

terça-feira, 30 de março de 2010

Reiki - Amor Universal...


O Legado de Mikao Usui ao mundo

Reiki é uma terapia de canalização de energia, através da imposição de mãos, que tem o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do corpo e da mente. É de origem oriental, tendo sido desenvolvida no Japão por Mikao Usui, entre 1922 e 1926. Atualmente, encontra-se amplamente difundido no mundo inteiro, incluindo o Brasil. O Reiki tem beneficiado a inúmeras pessoas que o procuram, seja por questões de saúde, problemas emocionais, ou como uma disciplina espiritual. Sua prática auxilia a melhorar a saúde e a desenvolver a paz de espírito. Mais que apenas uma terapia, é um caminho de equilíbrio, harmonia e felicidade.

Reiki é uma terapia de canalização de energia, através da imposição de mãos, que tem o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do corpo e da mente. É de origem oriental, tendo sido desenvolvida no Japão por Mikao Usui, entre 1922 e 1926. Atualmente, encontra-se amplamente difundido no mundo inteiro, incluindo o Brasil. O Reiki tem beneficiado a inúmeras pessoas que o procuram, seja por questões de saúde, problemas emocionais, ou como uma disciplina espiritual. Sua prática auxilia a melhorar a saúde e a desenvolver a paz de espírito. Mais que apenas uma terapia, é um caminho de equilíbrio, harmonia e felicidade.

Reiki: o que significa?

Literalmente, a palavra Reiki significa Energia Vital (Ki) Universal (Rei). É a energia do universo, que tudo compõe e entremeia, sem a qual não existiria a vida.
Além de ser o nome em japonês da energia vital universal, é também o nome do método terapêutico criado por Mikao Usui, distinguindo-se de outras terapias que fazem uso de método semelhantes, como o Johrei e o Mahikari.
Método: como funciona?
O Reiki é aplicado através da imposição de mãos. Ao colocarem-se as mãos sobre uma parte do corpo, o reikiano (praticante de Reiki) transmite a energia vital universal a pessoa que está sendo tratada.
Geralmente, aplica-se o Reiki sobre os órgãos. Se a pessoa em tratamento tem um problema cardíaco, a aplicação é feita sobre o coração; se tem um problema renal, sobre os rins e assim por diante. O Reiki também pode ser aplicado nos chakras e nos pontos e meridianos de acupuntura, se o praticante tiver o conhecimento necessário para isso.
Durante um atendimento, muitos reikianos sentem sensações em suas mãos que indicam o local em que devem aplicar o Reiki e qual é a grau de acúmulo de toxinas neste local. Este processo é chamado Byossen (literalmente, “acúmulo de toxinas”) e é uma habilidade desenvolvida aos poucos, com a prática constante e dedicada.
Também podem ser usados símbolos nos tratamentos, embora não sejam essenciais. São quatro símbolos. O primeiro, chamado Chokurei, intensifica o fluxo de Reiki no local do corpo que se deseja tratar. O segundo, Seiheki, é utilizado para tratar de problemas emocionais. O terceiro, Hon Sha Ze Sho Nen, possibilita realizar tratamentos à distância. O quarto é pouco usado para tratamentos, sendo um símbolo utilizado principalmente para meditação.
O Reiki pode ser aplicado em terceiros ou em si mesmo, como auto-tratamento, o que é sempre recomendável. Além disso, pode ser aplicado em plantas, animais, cristais, ambientes, alimentos, bebidas e tudo o mais.

A meditação: seu papel no Reiki
A meditação é parte integrante do Reiki. Todo reikiano deve desenvolver o hábito de meditar diariamente. Mikao Usui ensinou dois métodos de meditação aos seus alunos, os quais infelizmente nem sempre são ensinados a novos reikianos no ocidente. Aos iniciantes, ensinava a meditação gassho, em que se medita com as mãos unidas em prece à altura do coração. Aos alunos um pouco mais avançados, ensinava a meditação Hatsurei-Ho (“método de geração de energia”), que tem o objetivo de fortalecer o fluxo do Reiki no corpo do praticante.
Os Cinco Princípios: tratando a mente
Ao desenvolver o Reiki, Mikao Usui percebeu que tratar o corpo não é suficiente. Para afastar o sofrimento e a infelicidade, é preciso também tratar a mente (tanto a razão quanto as emoções). Para isso, ensinou osCinco Princípios (Gokkai), que são conselhos que, se seguidos e praticados diligentemente, curam a mente das fontes de suas aflições e levam a uma vida mais realizada e feliz. Mikao Usui ensinou seus alunos a recitá-los durante a meditação gassho, duas vezes ao dia, para atingir este fim.
Os Cinco Princípios dizem:
No dia de hoje,
Não se irrite,
Não se preocupe,
Seja grato,
Dedique-se ao trabalho,
Seja bondoso com todos.
Quando recitados em japonês, estes princípios constituem não apenas um conselho, mas um kotodama/ mantra, que é utilizado terapeuticamente. Em tratamentos de problemas emocionais, os Cinco Princípios são recitados na língua original, ao mesmo tempo em que se aplica Reiki na cabeça da pessoa sendo tratada. Através desta prática, problemas emocionais são minorados e, muitas vezes, sanados.
Em japonês, o texto é escrito da seguinte forma:
Kyo Dake Wa
Ikaru Na
Shinpai Suna
Kansha Shite
Gyo-o Hage Me
Hito Ni Shinsetsu Ni

O Fundador: Mikao Usui
Mikao Usui, ou Usui Sensei, como era chamado por seus alunos, nasceu em 15 de agosto de 1862, no Japão. Foi monge budista (provavelmente zen budista) e missionário xintoísta. Embora monge, tinha muitas atividades mundanas, trabalhou em órgãos governamentais e foi empresário. Também foi casado e teve três filhos. Como empresário, faliu e contraiu uma grande dívida e, em muitas ocasiões, viveu na pobreza, mas sem perder a paz de espírito, a alegria e a persistência. Seu fracasso financeiro pode ter contribuído para que procurasse algo mais na vida do que apenas o ganho material.
Conta-se que Mikao Usui era uma pessoa de natureza gentil, prudente, determinado, com o corpo grande, vigoroso e sorridente. Diz-se também que era muito estudioso e que tinha talentos variados.
Em 1922, fez um retiro de meditação e jejum no Monte Kurama, ao norte de Kyoto, local sagrado em que há muitos templos budistas. Ao final deste retiro, experimentou sua iluminação espiritual (Satori). Após este evento, criou o Reiki, usando o conhecimento adquirido em toda a sua vida e o conhecimento proporcionado por este momento de Satori.
No mesmo ano, fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Sociedade de Estudo do Método de Cura Usui Reiki), em funcionamento até hoje e abriu uma clínica em Tokio. Passou a oferecer tratamentos a doentes e seminários para interessados em aprender o seu método.
Em 1923, prestou ajuda a vítimas do terremoto Kanto, que devastou Tókio. Dizem que nesta época, chegava a conseguir tratar até três pessoas ao mesmo tempo e muitos tiveram sua vida salva por ele. Em grande parte por este episódio – e também por todo o seu trabalho de cura com o Reiki – em 1926 foi condecorado pelo Imperador Meiji, a quem Mikao Usui muito admirava.
Usui Sensei faleceu em 09 de março de 1926, em Fumuyama, aos 62 anos, vítima de um derrame cerebral. Foi enterrado no templo zen-budista de Saihoji, aonde foram também enterrados sua esposa e seus filhos. Neste templo, encontra-se um memorial, inscrito em um monólito de 1,20 de largura por 2,5 de altura, relatando a sua vida. Este memorial foi escrito por seu sucessor, Juzaburo Ushida, e é o principal documento que temos sobre Mikao Usui.
Entre 1922 e 1926, Mikao Usui conseguiu o incrível feito de ensinar o Reiki a cerca de 2.000 alunos. Desdes, cerca de 17 chegaram ao Shinpiden, o nível de mestrado, que habilita o praticante a também ensinar Reiki a novos alunos.

Aprendizado: como se tornar reikiano

O Reiki é ensinado em seminários de curta duração (1 a 2 dias), com um mestre (instrutor) habilitado. Nestes seminários, o mestre ensina a teoria e a história do Reiki, assim como os métodos de aplicação necessários à prática e a meditação.
A parte mais importante de um curso de Reiki é a iniciação (Reiju, em japonês). Consiste de um rápido ritual, em que o mestre abre os canais energéticos do seu aluno, que passa a conseguir canalizar a energia Reiki e a aplicá-la em terceiros e em si mesmo.
O ensino do Reiki é divido em 3 ou 4 níveis, conforme a escola de ensinamento. No nível 1, são ensinadas as técnicas mais básicas de aplicação e meditação, que já permitem que o aluno comece a praticar o Reiki em qualquer pessoa. Nos dois níveis seguintes, novas e mais avançadas técnicas são aprendidas. O quarto nível é destinado àqueles que desejam ser mestres de Reiki, para difundir este método em outras pessoas, é têm vocação para isso.

Eliminando o Stress...


As melhores técnicas para lidar com o estresse são muito simples de aprender e praticar. E devem ser. Afinal, se fossem complicadas, nos deixariam mais estressados, não é mesmo? As técnicas abaixo irão ajudá-lo a controlar o excesso de estresse, a se tornar mais saudável e alegre.


Evite a companhia de quem estimula o estresse
Quem não conhece pessoas que não apenas são estressadas, mas que parece que "exalam" estresse para todo o ambiente? Quando você menos se dá conta, está infectado com o estresse deles. Se você é o tipo de pessoa que costuma se deixar influenciar pelo estresse alheio, evite essas pessoas. Pelo menos quando se sentir mais suscetível.

Aprenda a respirar profundamente
A respiração influencia diretamente o estado do corpo e da mente. Note que quando estamos estressados, a respiração tende a ser mais curta e rápida. Ao contrário, quando estamos relaxados, tende a ser mais longa e demorada, como a respiração de um bebê. Esta é a maneira correta de respirar, que nos deixa relaxados e calmos. Que tal reaprender a respirar assim?
Deite-se de costas no chão, sobre um colchonete ou edredon dobrado, com os olhos fechados e os braços estendidos ao longo do corpo. Inspire lentamento pelo nariz e visualize os seus pulmões se enchendo de ar e expandindo. Quando estiverem cheios, prenda a respiração por um instante e expire devagar, também pelo nariz, esvaziando os pulmões completamente.
Mantenha esta respiração pelo tempo que desejar ou que precisar para ficar bem relaxado.

O sorriso interior
Esta é uma antiga e eficiente técnica taoísta para o controle do estresse. Uma maneira simples de fazer isso é fechar os olhos e sorrir pensando em algo que costume lhe agradar. Preste atenção na sensação que isso causa em você. Mentalmente, faça esta sensação "viajar" por todo o seu corpo, começando pelo rosto. Depois vá descendo pelo pescoço, pulmões, coração e abdômen. Você pode prosseguir espalhando esta sensação por todo o seu corpo. A técnica é simples e, para quem ainda não tentou, pode parecer até um pouco tola, mas é muito eficiente! Não deixe de experimentá-la. Você será recompensado.

Espreguice-se

O ato de espreguiçar relaxa os músculos do corpo e gera uma agradável sensação de bem-estar. Já que é tão simples, que tal fazer isso com mais freqüência? Não se deixe ficar imóvel diante da tela do computador por horas a fio. Faça pausas de tempos em tempos para esticar o corpo e respirar profundamente.

Como vê, estes exercícios são simples de aplicar e fáceis de integrar à sua rotina diária. Muitas vezes, ficamos estressados simplesmente porque ficamos tão obstinados com os problemas do dia a dia e esquemos de atos tão simples que podem nos trazer bem-estar.

Iluminado...


"Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!"

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."

"APRENDI QUE NAO POSSO EXIGIR O AMOR DE NINGUÉM,POSSO APENAS DAR BOAS RAZOES PARA QUE GOSTEM DE MIM E TER PACIÊNCIA PARA QUE A VIDA FAÇA O RESTO. QUE NAO IMPORTA O QUANTO CERTAS COISAS SÃO IMPORTANTES PARA MIM, TEM GENTE QUE NÃO DÁ A MÍNIMA E JAMAIS CONSEGUIREI CONVENCÊ-LAS QUE POSSO PASSAR ANOS CONSTRUINDO UMA VERDADE E DESTRUÍLA-LA EM APENAS ALGUNS SEGUNDOS"

"Berço e túmulo são simples marcos de uma condição para a outra."

"Somos os únicos responsáveis por nossa tragédia e por nossa glória."

CHICO XAVIER!!!

Minha Passagem...


Ultimamente tenho pensado extremamente em minha passagem por essa vida, quais os reais objetivos de eu estar aqui, além claro de ser uma pessoa boa, generosa, alegre, sempre disposta ajudar o irmão que está precisando, não guardar mágoas, rancores, não cultivar inimizades, fazer sempre o melhor que eu posso, uma pessoa correta de acordo com os meus princípios.
Mas, e a minha real missão, a que estou predestinada a fazer, será que ela já começou, será que estou indo no caminho certo, será que o que eu estou fazendo é o certo, ou eu deveria agir de outra forma, será, será, será???
Essa indagação eu me faço todos os dias, quero muito ajudar e ser ajudada pelas pessoas que passam em minha vida, quero muito aprender e ensinar, tenho muito ainda o que fazer. Sinto uma necessidade muito grande, de fazer algo, não sei o bem o que, sinto muita necessidade de fazer algo mais pela minha existência, pelas pessoas, pelo planeta, pelos seres, quero muito algo que me faça explodir de felicidade, é isso, essa é a questão!
Apesar de eu ter uma vida legal, com pessoas leais e que me amam ao meu lado, por ter ânimo e força de vontade e conseguir as coisas que eu desejo, por ser espiritualizada a ponto de entender muita coisa que acontece a minha volta, por ser amada, compreendida, acarinhada, respeitada, ainda existe algo que me falta, algo que me realize totalmente, algo que me faça explodir de felicidade, algo que eu busco a todo instante, incessantemente, sem saber na verdade o que eu estou buscando.
Não sei, na verdade não tenho a mínima idéia o porquê de eu me sentir assim. Às vezes choro, fico triste, pensativa, fico angustiada, tentando entender o que é isso!!!
Mas, na verdade, no fundo de minha essência e de meu coração, eu sei que na hora certa as coisas aconteceram, o desconhecido se mostrará, e assim me realizarei!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Vegetariana por Amor aos Animais...


Hoje vou falar um pouco da escolha que eu fiz no dia 15/03/2009 - não comer mais carne, de espécie alguma - há algum tempo eu já queria me livrar disso, mas não tinha um estímulo um tanto quanto convicente, até pq qdo eu comia carne eu adorava, mas, esse dia enfim chegou, no começo de março/2009 fui a uma reciclagem de Reiki, e a mestre dentre os assuntos, chegou no assunto do vegetarianismo, e comentou resumidamente sobre o documentário "a carne é fraca", e então por muita curiosidade, e por já querer eliminar isso de minha vida, resolvi assistir esse documentário, confesso que foi muito difícil pra mim, sofri muito, com culpa por a tanto tempo ter ingerido esses seres tão inofencivos.
No d
ia que vi esse documentário, cai na real que o que eu fazia também era um crime, e que apesar de não matar eu também estava colaborando para esse sofrimento todo.
Como espírita eu acredito que o
sofrimento desses seres indefesos fica no corpo deles, após o desencarne, e eu não preciso ingerir isso, não preciso colocar esse sofrimento todo para dentro do meu corpo. As pessoas riem de mim, fazem gozações, questionamentos e dizem que não sabem como eu vivo sem carne, e então eu penso: coitados, eu é que não sei como eles conseguem comer esses seres, sem culpa na consciência.

Tenho tantas coisas para comer, a natureza nos presenteou com tantas coisas gostosas e saudáveis, como: Vegetais: folhas, legumes, bro
tos - Cereais: arroz integral, trigo, aveia, milho e cevada - Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha - Tubérculos: batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame. - Frutos oleaginosos: nozes, amêndoas, castanhas, avelã - Frutas: banana, caqui, pinha, fruta do conde, mamão, figo, tâmara, frutas secas, manga, uvas, ameixa doce, pêssego doce, pêra, maçã, abacaxi, morango, maracujá, frutas cítricas, carambola, kiwi, tomate, maçã fuji e maçã verde, melão, melancia.

Pesquisas científicas comprovam que o consumo desenfreado de carne, está desencadeando
inúmeros problemas de saúde, dentre eles: obesidade, doenças cardiovasculares, colesteral alto, câncer, e muitas outras.

Além de estar contribuindo drasticamente para o aquecimento global, mudanças climáticas, de
smatamento, desperdício de água, extinção de espécies, se deixarmos de comer carne estaremos também ajudando a diminuir o rebanho bovino e assim a emissão de gás metano, causado pelos gases dos animais, que é um poderoso agente causador do efeito estufa.

Existem mil motivos para deixar de comer, mas se você acha que não vai conseguir, dê início então para a Campanha Segunda Sem Carne, com certeza você também estará diminuindo um pouco essas consequências.

Colabore, posso te garantir por experiência própria que a vida melhora muito, não me sinto mais pesada depois de comer, minha pele está melhor, meu condicionamento físico, enfim, hoje estou muito mais consciente que esses seres também, tem sentimentos, também sentem dor, também sofrem, e eu não quero colaborar mais com isso.

Respeitem os animais. Eles sentem e sofrem como nós. Não os maltratem, não os torturem, não os prendam, não os matem. Deixem que os outros digam, FAÇA A SUA PARTE!!!


"Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis".
Mahatma Gandhi

"Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos".
Mahatma Gandhi

"Que horror é meter en
tranhas em entranhas, engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos".
Pythagoras

"Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor".
Pythagoras


"Ser vegetariano é uma situação em que todos ganham.
Os animais ganham; o meio ambiente ganha; e as pessoas ganham uma vida mais saudável e mais longa"
Sherrill Durbin

"Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem".
Leonardo da Vinci

"Se você pudesse ver ou sentir o sofrimento, você certamente não pensaria duas vezes. Devolva a vida. Não coma carne". Kim Basinger

Nossa Caminhada...


Há mais ou menos 10 anos atrás, eu comecei minha caminhada rumo ao conhecimento do sagrado, através de minha grande irmã/amiga/confidente/cumadre Kátia Reis, uma guerreira querida, um dos seres de luz que tenho em minha vida. Atráves dela fui "arrastada" para esse mundo mágico do desconhecido, ela uma conhecedora da wicca, me introduziu esse mundo, conhecemos juntas o poder da wicca, o poder da Deusa, da natureza, cristais, iluminação, fazíamos rituais mágicos sempre, dividíamos experiências fantásticas que aconteciam em nossas vidas, sonhos intuítivos e premonitórios, enfim, uma ligação sem igual!
Hoje já não moramos na mesma cidade, já não somos mais adolescentes, temos vidas separadas, casamentos, filhos, compromissos profissionais, família, e não temos mais os nossos "encontros de magia" como antigamente, mas somos infinitamente ligadas uma a outra, uma ligação espiritual que talvez eu sinta com pouquíssimas pessoas.
Estou deixando aqui esse relato, para agradecer por tudo que ela fez por mim até hoje, e por tudo que ela me mostrou no mundo mágico, pois talvez se ela não tivesse me "arrastado", para praticar, talvez eu nunca teria tido esse interesse tão grande por toda essa magia que nos rodeia.
Obrigada minha Irmã de Alma, Irmã de Luz, te agradeço infinitamente por ser esse Ser tão especial, por fazer as coisas com o coração, por sempre estar por perto e por fazer parte da minha história. Espero que possamos continuar nossa caminhada juntas, por muitos infinitos anos. Mil Bjos de Luz Violeta em teu coração. Te Amo!!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Seres Elementais da Natureza...

Olá Amigos...

Há algum tempo tenho pesquisado e me aprofundado em diversos assuntos que comecei a ter interesse, depois que mudei minha visão e meu pensamento sobre a vida, e um desses assuntos são nossos Irmãos os Seres Elementais, apesar de muitas pessoas não acreditarem, e muitas vezes rirem de mim, posso apostar que eles existem, e estão muito presentes em nossa vida, mas como muitos têm a cabeça fechada para este assunto, acabam por não perceber a presença constante desses queridos em nossas vidas. Eu já tive muitas comprovações disso, e se vocês abrirem a mente, o coração e a alma, poderá ter contato com eles sim, mas você deve estar com o pensamento muito puro, e o coração muito aberto, pois a energia deles é maravilhosa e só irá acontecer se vocês estiverem em sintonia.

Abaixo está um resumo retirado de vários sites que leio

Espero que apreciem e comecem a ver este assunto de maneira diferente!

Um abraço Apertado e Bjkas Iluminantes

Namastê!!!

Os Espíritos Guardiões da Natureza

Muitas pessoas ironizam a existência dos seres elementais, como se não passassem de pura imaginação e fantasia dos que acreditam. A própria imagem destas pequenas figurinhas da natureza acabam despertando o lado lúdico que todos nós temos. Nos contos de fadas, gnomos e fadas sempre fizeram parte das histórias, que encantaram milhares e ainda encantam outros milhares de pessoas em todo o mundo. Salamadras, ondinas, delfos, silfos e outras tantas famílias de elementais estão na natureza, com seus poderes mágicos ajudando a combater a frieza dos seres humanos que continuam insistindo em maltratar o meio em que vivem, incluindo o seu próximo.

Os seres elementais são os espíritos da natureza. Eles são associados e vivem de acordo com os quatro elementos básicos - Terra, Água, Ar e Fogo. Dizem que eles ganham forma física de acordo com a região e a cultura a que pertencem. A média de idade chega de 300 a 1000 anos, e depois que morrem, se desintegram e voltam ao seu elemento original.Em quase todas as civilizações existem registros destes elementais. No Brasil, a própria figura da Iara, elemental da água, e o caapora, guardião da mata, revelam a hipótese da existência de seres.

Nas últimas décadas, com o despertar do lado místico das pessoas, mais preocupadas com a qualidade de vida do planeta e com as relações do dia-a-dia, ocorreu uma explosão de imagens no mercado de gnomos, fadas e duendes. Os pequenos seres narigudos com aparência de camponês europeu se tornaram populares no mundo todo.

Existem alguns místicos que afirmam que onde existe uma planta , principalmente, que dá flores o ano todo, existe um gnomo que cuida dela. Daí, muitos rituais da prosperidade que ensinam você fazer trocas com estes elementais, deixando sempre perto de um jardim bem bonito maçãs - dizem que é a fruta preferida - , balas coloridas e outros presentes, pedindo proteção e prosperidade para o lar. O mesmo deve ser feito com os silfos, elementais do ar, sempre que puder acenda um incenso bem cheiroso e ofereça a eles, pedindo energia e boas vibrações para sua casa. As salamadras, elementais do fogo, servem para as paixões e o amor, acenda uma vela colorida e chame por elas, fazendo o pedido.

Veja como a natureza classifica os elementais:

Elementais da terra - eles protegem os reinos mineral, vegetal e animal. Estão divididos entre gnomos, duendes, elfos e hamadríades, os espíritos das árvores.

Elementais da água - cuidam das águas doces e salgadas. Recebem os nomes de ondinas, sereias, Naiade (grécia), Uiara, Mãe D’água.

Elementais do fogo- comandam o fogo em todas as suas manifestações (desde uma simples chama até os incêndios) e são denominados de salamandras.

Elementais do ar- são os senhores dos ventos e do próprio ar que respiramos. Chamam-se silfos, mas nessa categoria também se enquadram as fadas, que são intermediárias entre os elementos Terra e Ar.

1) Com base nas condições climáticas, podemos ser ajudados no contato:

Terra / Água = Junho, Julho, Agosto (Inverno).

Água / Ar = Março, Abril, Maio (Outono).

Ar / Fogo = Dezembro, Janeiro, Fevereiro (Verão).

Fogo / Terra = Setembro, Outubro, Novembro (Primavera).


FILHOS DA TERRA

Estes terão de encarar o desafio de enfrentar os estímulos energéticos do mundo ao redor.

É importante revigorar a conexão com a energia do gnomo pessoal andando descalço no barro ou grama. Passar algum tempo junto a plantas e árvores.

São ligados ao Arcanjo Uriel. O Rei do Elemento é Ghob. O Elohim é Tranquilitas (O Guerreiro que marcha). 6º Raio – Rubi / Devoção-Paz.

FILHOS DA ÁGUA

Nestes predomina o intenso envolvimento emocional.

Necessitam da aproximidade com a água. A imersão total é o ideal, pois fortalece a ondina pessoal, uma vez que a água é sua força equilibradora.

São ligados ao Arcanjo Gabriel. O Rei do Elemento é Niksa. O Elohim é Claire (A Harmonia x Conflito = crescimento). 4º Raio – Branco / Ascensão-Pureza.

FILHOS DO AR

Nestes predomina a ordem mental e o envolvimento social.

Para recarregar o elemento primordial e fortalecer o silfo pessoal, precisam de ar puro e eletricamente carregado.

Topos de montanha, locais afastados da umidade, onde o ar é seco e vivificante, é muito bom para reconectá-los.

São ligados ao Arcanjo Rafael. O Rei do Elemento é Paralda. O Elohim é Vista (O que protege o segredo). 5º Raio – Verde / Verdade-Cura.

FILHOS DO FOGO

As pessoas do fogo necessitam de muito sol e atividades vigorosas para realimentar seus veículos.

Necessitam passar bastante tempo ao ar livre. Os lugares onde o sol brilha com força e intensidade são essenciais a sua saúde e ligação com a salamandra pessoal, bem como com os demais elementos.

São ligados ao Arcanjo Miguel. O Rei do Elemento é Djinn. O Elohim é Hércules (O que abre portas). 1º Raio – Azul / Vontade-Poder.


Agora um pouco de cada Elemental da Natureza:


OS ELEMENTAIS DA ÁGUA: Ondinas, Nereidas e os Duendes da Água.

Nossa terra e nosso corpo estão compostos em sua maior parte de água. Esse elemento é uma parte de nós e nós somos uma parte dele. Está relacionado com nossos sentimentos, nossa alma e nosso sangue. A água presenteia ao nosso corpo emocional a capacidade de sentir e de perceber profundamente. Na água encontramos um espelho de nossa alma. A água nos une aos reinos astrais, os espaços da nossa alma, com o reflexo da luz divina. Podemos cair atrapalhados na alucinação exterior ou olhar através do espelho até as profundezas de nossa alma.

Os elementais da água têm vida própria. Onde há água, há seres aquáticos. Existem guardiões das fontes, ondinas, que vivem nos movimentos de água, sereias que penteiam seus cabelos nos rochas, muitos tipos de ninfas, nereidas que mantêm a água limpa e dirigem suas correntes, espíritos da água, elfos e duendes da água, fadas da água, dragões da água...

Os seres elemenais da água são um manancial de energia rica, purificadora e de propriedades curativas. As vezes despertam no homem o amor e a beleza, os sentimentos verdadeiros e transformam as lágrimas da dor em pérolas. Nos enviam a inspiração, coroada pela intuição, nossa voz interior. Porém, também podem arrastar os seres humanos até um torvelinho de pântanos movediços.

Os seres da água são: belos, sedutores, atrativos, sensuais, românticos, brincalhões, porém, também podem ser perversos. Gostam de cantar e adoram música. Se movem na água, debaixo dela e em alguns casos em formas energéticas da água. As vezes podem abandoná-la por algum tempo, mas estão ligadas à água que são responsáveis. Sua tarefa é proteger a água, enriquecê-la energeticamente, vitalizá-la e ocupar-se de todas as formas de vida que habitam nela.

OS ELEMENTAIS DA FOGO: As Salamandras, Dragões, Flamines

Os elementais do Fogo procedem da região mais interna da terra e do cinturão de elétrons que rodeia o sol. Trabalham nas esferas interiores, lugar em que as correntes vitais se mantêm em meio de suas

encarnações. Eles protegem uma energia poderosa e indestrutível. Esta pode ser segundo sua intensidade e força: o amor intenso, a união, a iluminação, o êxtase, a alegria profundo; ou ao contrário, a violência, a ira e a vingança.

Todos os seres do fogo apresentam características similares: são poderosos, dinâmicos, luminosos, brilhantes e chamejantes. Nunca estão quietos, se encontram em contínua transformação e adoram o movimento. São inteligentes e valorizam sua liberdade e independência. As formas com que se apresentam podem ser angulosas ou dentadas, se movem velozmente e de forma inquieta, constantemente trocando de forma, que pode ser masculina ou feminina. Seguem a energia, nela se encontram em casa, ali onde o fogo brilha.

Um dos deveres dos elementais do Fogo é a purificação e a transformação da energia criadora. Eles servem a esta força em qualquer nível e a qualquer que as chame. O ser humano é a "Coroa da Criação" e a ele é dada a capacidade de guiar estas entidades.

Nós somos uma parte desse energia do fogo e ele é parte de nós. É a energia criadora e celestial, que flui pelo nosso corpo e que conserva os processos vitais. Nos dá asas e inflama nossa força criadora e nossa capacidade de expressão. Porém, se não a dominarmos, também pode destruir, mediante o uso da violência ou da vingança.

Em cada contato com o fogo estão presentes seus seres. Se nos unirmos à eles, se nos afinarmos com sua energia mediante a disciplina e o controle sobre nós mesmos, eles poderão nos lançar cada vez mais alto e fluirão através de nosso corpo até nos unir com a luz do Éter. Esse estado se denomina Iluminação, união mística, etc. Uma parte da energia no ser humano deve inclinar-se, sacrificar-se frente à luz superior, para que as forças da luz superior se purifiquem e se façam realidade.

Invocar nas primeiras luzes do sol. Caso isto não seja possível, é necessário que o elemento fogo esteja presente. O mais indicado é o uso da vela. Esta invocação é feita para se ter mais força de vontade, coragem, vigor, entusiasmo e bons empreendimentos. Atua no trabalho e na espiritualidade.


OS ELEMENTAIS DO AR: Constituído por Sílfides ou Silfos e Elfos.

Somos parte da energia do Ar e ela é parte de nós. O ar está relacionado com nosso nível espiritual e sua força. As correntes de pensamento de muitas pessoas influem, segundo o princípio de causa e efeito, atmosféricamente sobre o tempo,sobre o ambiente e em torno dele. Nossos pensamentos criam campos de energia escuros ou claros, dependendo da energia com que nos achamos carregados. O ar transmite a informação, não importa como esta seja.

A iniciação no Elemento Ar tem que ver com a fragmentação ritual. O corpo se divide em nível espiritual, é purificado e recomposto de novo. Posteriormente é abençoado com as oferendas do reino espiritual. O iniciado desmonta pontes, une, não valora nem julga, e junta de novo, conhece a força e o poder dos pensamentos e o silêncio.

Desde o sopro do vento até o furacão, em todas as partes estão presentes os espíritos do ar: os guardiões dos quatro ventos cavalgam na tempestade, as sílfides voam aqui e acolá ma ligeireza do ar, os espíritos das tempestades, as boreas sopram; as fadas do ar, elevam os animais do ar e transportam as sementes de um lugar ao outro. Se ocupam do correto intercâmbio da energia e decretam a força divina da união, da renovação, translado e divulgação, assim como do envio de informação.

Os elementais do ar são delicados e claros e estão dotados de beleza, humildade e sabedoria. Vigiam a atmosfera, que se constrói com distintas correntes e conferem à luz suas propriedades específicas. Sua tarefa consiste em encher o ar de energia, possibilitar o intercâmbio e enviar novos impulsos. Se mostram nos pequenos animais do ar, libélulas, borboletas, abelhas, assim como em todos os insetos voadores.

Nossa respiração, nossos pulmões, nossos pensamentos e nossos relacionamentos em todos os níveis estão relacionados com os elemen

tais do Ar.


OS ELEMENTAIS DA TERRA: Constituído de Duendes, Fadas, Gnomos e Trolls.

O elemento Terra é parte de nós e nós somos parte dele. Nosso corpo é nosso traje terrestre, é o templo de luz de nossa alma. De acordo como utilizamos nossa luz, nossa força e nosso poder, se mostrarão em nosso contorno os seres elementais da terra. Nós os criamos com nossa atitude. Ao olhar o mundo, vemos o espelho de nossa alma. Podemos reconhecer onde repousa nosso olhar, nosso foco. Podemos curar e transformar, ou matar e destruir. Tudo o que fazemos afeta o estado geral da Terra, se reflete tanto no microcosmo como no macrocosmo.

Podemos pedir aos seres elementais que nos ajudem e nos apóiem, se quisermos equilibrar em nós o elemento Terra. A iniciação á Terra é a morte ritual; o iniciado experimenta a força da vida real e a imortalidade de sua energia. Para os iniciados, a morte é um passo até outro ciclo, para os não iniciados a morte é uma despedida dolorosa e para sempre.

Os elementais da terra são todos os tipos de gnomos, duendes, trolls, que protegem as grandes forças da terra; são as fadas da terra, que renovam as forças da terra; os elfos de luz, que protegem as plantas medicinais; os elfos escuros, que vigiam os tesouros que se encontram nas profundezas da Mãe Terra, etc. Todos eles mantêm uma estreita relação com nosso planeta e um conhecimento profundo de suas forças originárias.

Eles existem nos gêneros masculinos e femininos e possuem as seguintes características: são pequenos ou muito grandes, podem trocar de forma, sua pele pode ser enrugada e marcada como uma pedra ou rocha. Normalmente são alegres e possuem bom humor e gostam de fazer brincadeiras com as pessoas. Gostam de viver em regiões montanhosas, desfiladeiros, raízes de árvores, etc. Adoram repetir rimas em forma de canção e a maioria deles são exímios artesãos.

Podem ainda, tomar a forma de animais e rapidamente tornarem-se invisíveis ou visíveis, assim como podem fazer desaparecer objetos. Eles são os guias de nossos tesouros interiores e das verdadeiras riquezas.


DUENDE GUARDIÃO

Não só os Anjos se preocupam com o nosso bem-estar, mas também os duendes e gnomos. O Duende Doméstico, nome dado àqueles duendes que habitam o interior de uma casa junto a uma família, que ele mesmo escolhe, é um dos encarregados de tão gloriosa façanha. Muito embora sejam um tanto travessos, os duendes domésticos possuem a função de ajudar os humanos em sua vida cotidiana.

Os Gnomos, mais sábios e mais velhos, comandam os duendes e são extremamente fiéis às famílias com quem convivem, considerando-as como parentes.

Em qualquer lugar do mundo, onde os corações sejam puros, são comuns os testemunhos da existência desse " Povo Pequeno". É a tradição popular, com sua doutrina secreta que preenche, uma vez mais, as lacunas e, de fragmentos dispersos, forma uma teoria inteligível.

São os espíritos da Natureza, os duendes, os gnomos que nos indicam o caminho a seguir. A humanidade só conquistará a Natureza quando obedecer às suas leis fundamentais e aprender a respeitar e acreditar nos seres elementais. E, muito embora, o espírito cético da atualidade questione a validez de semelhante evidência, os espíritos arejados continuarão essa fascinante busca, tão rica de promessas para o bem do planeta.

Para todo aquele que acredita, como eu, nos espíritos da Natureza, não existe "matéria-morta" em lugar algum, sendo assim, toda a rocha palpita com vida, toda pedra possui a sua respectiva consciência, por mais minúscula que ela seja. Até as árvores pulsam ao contato de pequenos agentes, cujos corpos magnetizados atuam como a matriz a partir da qual se tornam possíveis os milagres do crescimento e da coloração. Quando entendemos e partilhamos da exuberância vital da Natureza, os seres elementais transformam-se em verdadeiros e amistosos colaboradores e, em sua companhia, podemos compreender algo da missão que nos cabe. Na medida em que deixamos de ignorar as atividades dos espíritos da Natureza e reconhecemos sua dependência parcial em relação

à mente humana e a surpreendente resposta que daí advém quando se faz esse reconhecimento, muitos dos nossosproblemas e dificuldades serão resolvidos e a vida será muito mais bela doque qualquer coisa que já tenhamos concebido.



CONCLUSÕES

Uma palavra deve ser dita quanto ao aspecto desses "dinaminazadores" e "construtores", com toda sua variedade de formas e aparências. É possível afirmar que os elementais não possuem um corpo "sólido" do modo como conhecemos. Pode até ser que, eventualmente, eles se materializem, servindo-se muitas vezes para isso, das formas-pensamento que as crianças e os camponeses lhes atribuem. Geralmente, eles imitam formas que viram e apreciaram.

A entidade elementar se alegra em assumir uma forma-pensamento já pronta, do mesmo modo que uma criança esperta se diverte com seus disfarces! Ela usará essa essa forma-pensamento para trabalhar, brincar, conforme lhe convenha.

O corpo "natural" usado pelas entidades elementares parece possuir a forma de um globo palpitante de luz. As correntes da força se irradiam a partir de seu centro engendram figuras flutuantes, "asas" de energia radiante e delgadas formas de aspecto vagamente humano. Nas formas mais evoluídas, a cabeça e os olhos são claramente reconhecíveis, quando não a figura na sua totalidade, com um "centro" luminoso que brilha à altura do coração ou da cabeça. Um silfo dessa espécie poderia materializar-se em uma bela figura masculina ou feminina e atuar no plano etérico entre as plantas, os animais ou mesmo entre os seres humanos, mas seu corpo natural permaneceria no plano astral, iridescente, mutante, pulsando em conjunção com as forças astrais, nunca se limitando a uma forma fixa ou definida.

A consciência dos elementais (devas) é muito mais emancipada do que a consciência humana. Sua mentalidade e senso de responsabilidade variam enormemente de acordo com seu desenvolvimento. Pequenas criaturas etérias, que trabalham na relva, correm para lá e para cá, sem objetivo, "zanzando" feito moscas ao sol. A incessante movimentação dessas manchas etéricas desempenham uma função, a de manter ativa a circulação vital da relva e, assim, estimular o crescimento nessa ordem inferior da vida vegetal. Assim, também, os grupos de trabalhadores, os duendes, elfos e trasgos parecem se entregar às suas atividades como um enxame de abelhas ou um formigueiro, sem qualquer responsabilidade individual, embora instintivamente afinados com o plano da Natureza.

Esses trabalhadores da Natureza diferem do homem, sobretudo quanto a esse ponto: a humanidade tem como seu centro de consciência as faculdades mentais, ao passo que os espíritos da Natureza têm na intuição o seu centro supremo de autoconsciência. E isso é algo que suas atividades demonstram por si mesmas, com o seu espírito quase inconsciente de colaboração com os demais seres de seu próprio nível, com a obediência espontânea aos membros de seu próprio reino que ocupam uma posição mais elevada e com sua percepção imediata do plano da Natureza para o crescimento e m todos os reinos. Tal percepção consiste, não num conhecimento analítico, mas num reconhecimento inconsciente de sua importância, bem como de um verdadeiro prazer em servir a seus propósitos.

As fadas, os silfos e as salamandras de ordem superior possuem o seu centro de consciência no plano astral, transferindo-se para o plano físico principalmente para estimular o crescimento das árvores e das plantas maiores. Aí pode ser que eles desempenhem o papel de princípio vital de uma árvore ou de um grupo de árvores (tais como as "Dríadas"), estimulando, com o magnetismo de seus corpos, as mais lentas funções do crescimento, como a circulação da selva, etc., ou então, pode ser que eles se empenhem na irradiação de poderosos influxos sobre determinados pontos denominados "centros magnético", que foram colocados sob seus cuidados, ou contribuam para a produção, estabilização e distribuição de formas-pensamento, tais como aquelas advindas de práticas mágicas, religiosas, de música de orquestra, etc.

O estudo dos elementais pode nos ajudar muito a compreender melhor a irresistível inteligência propulsora que ocultamos sob o nome genérico de "Natureza". Talvez com a consciência da existência desses valorosos colaboradores responsáveis pelo "lado vital" da nossa Mãe Terra, possamos assimilar algo da missão que nos cabe: PRESERVAR PARA NÃO ACABAR!

Fontes:

http://www.hajaluz.com.br

http://www.oclick.com.br

http://www.rosanevolpatto.trd.br