SEJAM MUITO BEM VINDOS - ESSE É MEU CANTINHO DE PENSAMENTOS E REFLEXÕES EM BUSCA DO CONHECIMENTO, SABEDORIA E PAZ INTERIOR!!!
quarta-feira, 30 de março de 2011
SABEDORIA FELINA
sábado, 26 de março de 2011
O JEJUM
O jejum é uma das práticas mais antigas, seja como disciplina espiritual, seja como método de cura.
Antes de praticar o jejum é recomendável consultar um médico para saber se seu corpo físico poderá ficar sem alimento por 24 horas. Pessoas que tem problemas com hipoglicemia, por exemplo, não podem ficar muito tempo sem glicose. Existem algumas enfermidades que não permitem a prática do jejum por isso a necessidade de se fazer uma consulta médica e obter orientação.
Faça o jejum de acordo com as recomendações aqui explanadas para que você possa ter um benefício muito grande.
Jejuar periodicamente é muito benéfico para o corpo por múltiplas razões. Uma das funções do tecido sanguíneo é transportar substancias nutritivas do intestino delgado para as células dos diversos tecidos e inversamente, acarrear os desperdícios das células para que sejam eliminados através dos rins. Quando, devido ao jejum, o sangue não leva alimentos às células, estas podem acarrear os desperdícios, ou seja, dá-se um processo de purificação física.
Podemos dizer que o intestino, estômago e os órgãos internos agradecem esse tempo para poderem dar uma relaxada e ao mesmo tempo sendo um grande remédio para cura de muitas enfermidades.
Os benefícios do jejum não se limitam ao corpo. Esta prática também é boa para purificar a mente e fortalecer o caráter.
Recomenda-se jejuar duas vezes por mês nos dias de Ekadashi ( esse é um dia especial para incrementar a lembrança em Krishna, e que acontece duas vezes ao mês (11 dias após a lua nova e 11 dias após a lua cheia). Neste dia jejuamos de todos os grãos e leguminosas).
Nesses dias os líquidos do corpo tendem a subir, causando desequilíbrios em nossa mente. O jejum cria um vazio no estômago, evitando assim a alteração cerebral (impedindo os líquidos de subir).
Um dia de jejum significa jejuar desde o nascer do sol do dia do jejum até a saída do sol do dia seguinte.
O jejum completo é sem água e sem comida. Caso, você tenha problemas no início poderá tomar água com limão ou ainda para poder acostumar o corpo gradativamente poderá tomar sucos de frutas.
A forma de romper um jejum completo é muito importante. Recomenda-se tomar um copo de água com limão colocando uma pitadinha de sal, isso aumenta as propriedades do limão e tiram a acidez. Depois de tomar a água com limão é muito bom comer uma banana madura ativando assim o aparelho digestivo.
Jejum muito longo não é recomendado por perderem os benefícios assim que se retoma a dieta normal, portanto, siga as orientações acima e desfrute de um bom jejum.
08 de setembro de 2011 - Ekadasi Parivartini - Parsava Ekadasi
24 de setembro de 2011 - Indira Ekadasi (Bhagavath )
05 de janeiro de 2012 - Shattila Ekadasi - Sätila Ekadasi - Vaikunta Ekadasi