Este é o segredo: desautomatize-se. Se nós pudermos desautomatizar nossas atividades, então, a vida toda se torna uma meditação. Então, qualquer coisa pequena – tomar um banho, comer sua refeição, falar com seu amigo – se torna meditação.
.
Meditação é uma qualidade; ela pode ser levada a qualquer coisa. Ela não é um ato específico. As pessoas pensam assim, acham que a meditação é um ato específico – quando você se senta olhando para o oriente, você repete certos mantras, queima um incenso, faz isso e aquilo num momento especial, de um modo especial, com gestos especiais. Meditação não tem nada a ver com todas essas coisas. Estas são todas a maneiras para automatizar a meditação e a meditação é contra a automatização.
Desse modo, se você puder manter-se alerta, qualquer atividade é meditação: qualquer movimento o ajudará imensamente.
.
Daremos abaixo as instruções para as duas técnicas de meditação mais básicas do Osho - Dinâmica e Kundalini.
.
Contate conosco para aprender e praticar essas técnicas e para saber como conseguir os cd's para a prática dessas e de outras meditações do Osho.
.
Instruções para a Meditação Osho Dinâmica.
Primeiro estágio: 10 minutos.
Respire rapidamente para dentro e para fora através do nariz, de maneira intensa e caótica. Comece com uma respiração. A respiração deve entrar profundamente nos pulmões. Seja tão rápido quanto possa na sua respiração. Faça isso tão totalmente quanto lhe seja possível; sem contrair o corpo, assegure-se de que o pescoço e os ombros permanecem relaxados. Continue sem parar até que você, literalmente, se torne a respiração, permitindo que a respiração seja caótica. Movendo os braços e seu corpo de um jeito natural, ajudará sua energia a subir . Sinta sua energia se desenvolvendo; não pare durante o primeiro estágio e jamais diminua o ritmo.
.
Segundo estágio: 10 minutos.
Seja o seu corpo. Dê, ao seu corpo, liberdade para expressar o que quer que seja... EXPLODA!... Deixe o seu corpo tomar conta. Deixe sair tudo que precisa ser jogado fora. Fique totalmente louco... Cante, grite, ria, berre, chore, pule, balance, dance, chute e solte-se. Não retenha nada, mantenha todo o seu corpo se movendo. Um pouco de representação muitas vezes ajuda a dar a partida. Nunca permita que sua mente interfira com o que está acontecendo. Lembre-se de ser total com o seu corpo.
Terceiro estágio: 10 minutos.
Deixando os seus ombros e os seu pescoço relaxados, levante ambos os braços tão alto quanto possa, sem trancar os cotovelos. Com os braços levantados, pule gritando o mantra Hoo!...Hoo!...Hoo!... (pronuncia-se Ru) tão profundamente quanto possível, vindo do fundo de sua barriga. A cada vez que você tocar o chão com a planta dos pés (assegurando-se de que os calcanhares estão tocando o chão), deixe o som martelar profundamente dentro do centro sexual. Dê tudo que você tenha, exaura-se completamente.
Quarto estágio: 15 minutos.
PARE! Congele-se onde você estiver, em qualquer posição que você se encontre. Não ajeite o corpo de maneira nenhuma. Uma tosse, um movimento, qualquer coisa dissipará o fluxo da energia e o esforço estará perfeito. Seja uma testemunha de tudo o que esteja acontecendo a você.
Quinto estágio: 15 minutos.
Celebre!... com música e dança, expresse o que quer que se faça presente. Carregue sua vitalidade com você durante o dia inteiro.
Meditação Osho Kundalini
Esta é a irmã mais amada da Meditação Dinâmica. Ela consiste de quatro estágios de 15 minutos cada um.
Primeiro estágio: 15 minutos.
Solte-se e deixe seu corpo todo chocalhar, sentindo as energias subirem a partir de seus pés. Solte todas as parte do corpo e torne-se o chocalhar. Seus olhos podem estar abertos ou fechados.
Segundo estágio: 15 minutos.
Dance... do jeito que você sentir, e deixe o corpo todo se mover como ele desejar.
Terceiro estágio: 15 minutos.
Feche os olhos e fique imóvel, sentado ou de pé...testemunhando o que quer que esteja acontecendo por dentro e por fora.
Quarto estágio: 15 minutos
Mantendo os olhos fechados, deite-se e fique imóvel.
Permita o chocalhar, não o faça. Fique de pé silenciosamente, sinta-o chegar e, quando o seu corpo começar a tremer um pouco, coopere, mas não o faça tremer. Divirta-se com o tremor, sinta-se abençoado por ele, permita-o, receba-o, dê-lhe as boas-vindas, mas não o deseje.
Se você força-lo, ele se tornará um exercício físico corporal. Então o chocalhar estará presente, mas apenas na superfície, ele não o penetrará. Interiormente, você permanecerá sólido, como uma pedra, como uma rocha; você permanecerá sendo o manipulador, o fazedor, e o corpo estará simplesmente seguindo. O corpo não é a questão – você é a questão.
Quando eu digo ‘chocalhe’, eu me refiro à sua solidez; seu ser petrificado deve chocalhar até as próprias bases, para que ele se torne líquido, fluido, se dissolva, flua. E, quando o seu ser petrificado se tornar líquido, seu corpo seguirá. Então, não haverá ninguém chocalhando, somente o chocalhar. Então, ninguém está fazendo aquilo, aquilo está simplesmente acontecendo. Então, o fazedor não está presente.
(Osho)
Técnicas Passivas
1. Observar a Respiração
Passo 1: Observe a Inalação
Passo 2: Observe o Intervalo Que Segue
Passo 3: Observe a Saída do Ar
Passo 4: Observe o Intervalo Que Segue
Passo 5: Contando as Respirações
Depois conte de 10 voltando até 1. às vezes você pode esquecer de observar a respiração ou você pode ir além de 10. Então comece de novo, de 1.
"Essas duas coisas devem ser lembradas: observar, e particularmente os intervalos no topo e no fundo. A experiência desse intervalo é você, seu âmago mais interior, seu ser.
E segundo: continue contando, mas não mais do que dez; e retorne até um; e só conte as inalações.
Estas coisas auxiliam a conscientização. Você precisa ficar atento, senão você começará a contar a exalação, ou você irá ultrapassar 10.
Se você gostar dessa meditação, prossiga com ela. Ela é de imenso valor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário