terça-feira, 17 de abril de 2012

Ilusão...

Dizemos que alguém nos desilude….. mentira! Ninguém nos desilude! Assim como ninguém nos ilude! Somos nós que nos iludimos em relação a alguém, por isso também somos nós que nos desiludimos! Fomos nós que decidimos olhar para determinada pessoa daquela forma, e escolhemos ignorar tudo o que nos dizia que não era bem assim como nós víamos, como nós queríamos, como nós gostaríamos! E o problema está aí…. Iludimo-nos porque tudo aquilo que vemos é o que queremos ver, porque é tudo o que precisamos, o que desejamos! Entregamo-nos a essa ilusão, não ponderando, não pesando as consequências porque naquele momento é bom, é muito bom, e só aquele momento interessa, o depois não importa! Mas o depois é a desilusão… o ver tudo o que durante algum tempo não se quis ver… o ver o quanto fomos idiotas, o quanto nos deixámos levar… e isso… deixa-nos a sentir tão estúpidos… como fomos capazes de ser tão parvos?!
Mas… pensemos…. ainda que o depois seja carregado de sentimentos negativos…. não será bem pior evitar todos para não ter estes últimos? E evitando todos não se estará igualmente a sofrer?!
Já dizia Carlos Drummond de Andrande “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento,perdemos também a felicidade. A dor é inevitável, o sofrimento opcional”... ao escolhermos não nos magoar estamos por si só a escolher sofrer, sofrer pela falta, pela falta do mau, mas também pela falta do bom, nunca arriscamos com medo de nos desiludir… e com isto iludimo-nos a nós próprios achando que assim não nos magoamos… desiludimo-nos quando percebemos que afinal sofremos também! A magia de não controlar tudo, de se deixar levar, de não pensar…. Faz falta! Por vezes corre mal… magoamo-nos…. mas… se não tentarmos… também não saberemos se poderia ter corrido bem!
E quem nos engana? Quem deliberadamente abusa da nossa confiança e nos engana descaradamente, premeditadamente…?! Tristes desses que afinal não eram o que pareciam ser, o que queriam parecer ser, tristes dos que fingem ser o que não são, os que fingem sentimentos… no fundo são eles que são uma farsa, e somos nós que sempre fomos autênticos… nós que vivemos, acreditámos, sofremos, nos entregámos, que fomos verdadeiros em todos os momentos…. Já os que fingem…. São apenas amostras do que poderiam ser se não fingissem….!
Mais do que não serem honestos com os demais…. Não são honestos com eles próprios! E sabem disso! Que triste….

Nenhum comentário: