terça-feira, 21 de junho de 2011

Solstício de Inverno...


O inverno de 2011 teve início durante o "solstício" do dia 21 de junho, terça feira, às 14 horas e 16 minutos, Hoje.
No hemisfério sul, ocorre sempre por volta de 21 de junho, e no hemisfério norte por volta de 21 de dezembro. Esta será a noite mais longa do ano e o dia em que o Sol atinge o seu grau mínimo de luminosidade na Terra.
A partir desta data, o Sol renasce e retorna a seu ciclo em torno do planeta, cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão. Assim, o Solstício de Inverno é também uma comemoração do renascimento.
Esta data marca o fim do outono, que representa a morte do que não nos serve mais e ao mesmo tempo o início do inverno, trazendo com ele seus ensinamentos

Simbolismo


Este é um período de recolhimento, avaliação, purificação renovação e celebração.
É o momento do ano que marca o retorno da luz no sentindo real e simbólico, pois a partir desta noite o sol fica mais forte no céu, e os dias se tornam gradualmente mais longos.
É a época em que a natureza está adormecida, e em que muitas plantas morrem , o fim do que foi plantado, mas também é o momento de fertilizar o solo para o plantio na primavera.

Recolhimento – Momento de quietude, introspecção e propício a observação dos sonhos. O inverno favorece o recolhimento, o entrarmos para dentro de nós buscando a nossa sabedoria interior e o auto desenvolvimento. Na quietude podemos alcançar a compreensão de nossas vidas e do nosso “caminhar” no mundo, o que estamos construindo e o necessita de maior dedicação.

Avaliação – Tempo favorável para revermos os nossos valores e os nossos propósitos, além das coisas que realmente são importantes na nossa vida, olhando para frente os dias maravilhosos que estão por vir. Também é um momento oportuno para avaliarmos o que aprendemos até agora, o que conquistamos e quais as mudanças que são necessárias em nossos caminhos.

Purificação – Momento para nos desfazermos daquilo que já não nos serve mais, seja fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente; nos libertarmos de velhos padrões emocionais, acontecimentos passados que influenciam negativamente o momento presente e de tudo o que não é saudável em nossas vidas. Propício para queimarmos simbolicamente tudo o que não serve mais e, dessa forma, abrirmos espaço para o novo, trazendo mais equilíbrio e objetividade para as nossas vidas.

Renovação – O fogo transmutador trás a simbologia da luz como indicadores de renovação. Após a purificação, auto-avaliação e recolhimento, vem a renovação. Renovação de nossa força interior, de nossos objetivos e das nossas esperanças. A partir deste momento, estaremos renovados e abertos para o novo.

Celebração - tempo que homenageia o amor e o novo nascimento, bem como a unidade coletiva do homem; contemplação da importância do Sol para vida.
Celebremos o renascimento de todos nós!

Nenhum comentário: