sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ARVORE COSMICA XAMÃ

A árvore cósmica é essencial ao xamã. Faz seu tambor cerimonial da madeira da árvore. Elíade narra que segundo lenda siberiana os deuses usam a árvore como para engatar para seus cavalos, porque fazem a coluna do mundo. A árvore conecta também as três regiões cosmicas.
As raízes o mundo subterrâneo, o tronco o intermediário, as copas o superior.
Ela é vista também como a árvore da vida e do imortalidade
No xamanismo siberiano, a árvore é repouso dos espíritos pássaros, onde a iniciação de um xamã é marcada por sua alma sendo carregada por uma ave de rapina a seu ninho na árvore do mundo subterrâneo e seu corpo desmembrado por espíritos. Tamb ém que a alma humana se nutre nas árvores e que, no mundo superior existe uma determinada árvore, onde as almas dos xamãs são elevadas, antes de alcançarem seus poderes e nas copas estão os ninhos em que as almas são atendidas. O mais forte xamã é o que irá para esse ninho e será o de maior poder. Animais são conectados próximos aos espíritos que emprestam seu poder aos xamãs. A águia é reconhecida como uma das fontes principais de um poder do xamanismo, ela águia é encontrada na árvore do mundo, e também as serpentes são importantes, e se enrolam em torno da árvore. Em cosmologias siberianas, o universo é associado também com os conceitos animais, tais como os alces para o mundo intermediário, urso para o mestre dos animais, e outros.




Carlos Castañeda narrava um universo uno e ao mesmo tempo duplo : o tonal e o nagual. O tonal representa tudo aquilo que captamos e percebemos diariamente, o mundo ordinário.
O nagual é aquilo que existe, mas raramente conseguimos perceber, é o mundo não ordinário ou extraordinário, o reino do desconhecido.O nagual não pode ser percebido racionalmente. É a sensação que vai além da razão, tornando irrelevante qualquer tipo de questionamento. Se é verdade ou não !


O "sonhar", que se referia Castañeda ,é a síntese da arte que aprendeu com Dom Juan Matus. É transpor os limites da percepção do dia-a-dia, penetrar pelas camadas do tonal e do nagual, poder voar deixando o corpo parado
Os caminhos do xamanismo são acima de tudo, espirituais. A prática xamânica compreende a capacidade de entrar e sair de estados alterados. No xamanismo considera-se a doença como originária do mundo espiritual. A maior atenção não é dada para os sintomas, ou a doença em si, mas a perda de poder pessoal que permitiu a invasão da doença.
Sentimentos, pensamentos e imagens podem, na realidade, causar liberação de substâncias químicas. Um equilíbrio químico é essencial à manutenção da saúde.As imagens e visões, são usadas como instrumentos para reestruturar o significado de uma situação, de modo que ela deixe de criar sofrimento.
As imagens transmitem mensage ns compreendidas pelo sistema imunológico. Elas ligam os pensamentos conscientes aos glóbulos brancos.Saude é estar em harmonia com a visão do mundo. É uma percepção intiutiva do Universo e de Todas as Suas Relações.

(XAMANISMO.COM)

Nenhum comentário: